quarta-feira, 11 de julho de 2012

Parlamentares cobram explicação sobre demora na implantação de UBS na região

Dep. Marcolino (dir), Ver. Alfredinho (esq) questionam
secretário (meio) acompanhados de moradores (Foto: Paula ribas)
Em reunião na Secretaria Municipal de Saúde, em 6/7, o deputado Luiz Claudio Marcolino questionou o secretário adjunto, dr. José Maria, sobre a demora na construção da UBS dos jardins  Orion, Guanhembu e Reimberg no distrito da Capela do Socorro, zona sul da capital.
Segundo o deputado, previstas desde 2010, as unidades fazem parte do projeto de expansão de atendimento básico de saúde do PAC-2, anunciado pela presidente Dilma Roussef. Marcolino estava acompanhado do vereador Alfredinho, que é da região, e de moradores dos bairros beneficiados.
O secretário alegou insuficiência de verbas e problemas de ordem técnica para justificar o atraso nas obras. Ele citou a necessidade da “titularidade” dos terrenos, ainda não concretizado por parte da Prefeitura de São Paulo, a quem pertence as áreas, como exemplo. De acordo com a Coordenadoria de Saúde da zona sul, a região é uma das mais carentes da cidade. Em serviços de saúde.
No caso do Jd. Orion, com previsão para entrar em funcionamento ainda este ano, o secretário apontou outros problemas em relação ao terreno indicado: Tamanho insuficiente, proximidade com a rede de transmissão de energia elétrica e, por último, a localização. “Conforme o projeto, a UBS não pode ser construída numa área totalmente residencial”, disse.
Quanto às outras duas unidades, com previsão de funcionamento para 2013/14, o secretário informou que já foram abertos processos de pedido da “titularidade” (cessão) junto à Prefeitura. “Sem isso, nós não podemos dar início aos projetos”, disse. O deputado Marcolino disse que vai tentar, ainda este ano, remanejar verbas de emendas para a unidade do Jd. Orion.
Jd. Orion
Boa notícia: firmado convênio do PSF
Durante a reunião, o secretário José Maria informou que tinha acabado de assinar convênio para a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) para a UBS local. Serão 04 equipes, cada uma delas composta por um médico, dois enfermeiros, um farmacêutico, um psicólogo e quatro agentes de saúde. As equipes, por enquanto, ficarão lotadas na UBS JD. República. Conforme orientação do programa federal, os agentes serão escolhidos obrigatoriamente entre moradores da comunidade beneficiada. Os interessados deverão obter informações na Supervisão de Saúde da Capela do socorro.

Moradores indicam outra área para UBS
Como o espaço da “sedinha” apresenta problemas de ordem técnica, conforme disse o secretário José Maria, os moradores do Jd. Orion indicaram outra área. Trata-se do terreno situado na altura do número 2.400 da avenida Presidente João Goulart, colado ao muro do SESC Interlagos. O secretário disse que vai pedir análise técnica do novo espaço indicado e, conforme resultado, solicitará a “titularidade” da área, que parece atender melhor as exigências do projeto.

Parlamentares prometem remanejamento de verba
Diante da informação dada pelo secretário de que os recursos do governo federal são insuficientes, o deputado Marcolino disse que vai remanejar recursos de emendas, ainda este ano, para a UBS do Jd. Orion, cujo projeto está atrasado. O vereador Afredinho também prometeu o mesmo, só que para o ano que vem porque, segundo ele, o orçamento municipal já está em fase de execução.
Deputado foi a Brasília falar com ministro da saúde
Em 11/07, o deputado Marcolino esteve com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, também para falar sobre as UBS. Na ocasião, o ministro confirmou a inclusão das unidades no PAC-2. Quatro dias depois, em 15/7, na Assembleia Legislativa paulista, o ministro realizou a assinatura dos convênios para a liberação de recursos para a saúde em São Paulo. O governo destinou R$ 400 mil reais para cada uma das UBS, com tamanho padrão de 293m2.
 Com informações da Assessoria do deputado Marcolino

Nenhum comentário: